domingo, 23 de dezembro de 2012

Ser amigo é...

... passar meses sem se ver e, no momento do encontro, a conversa fluir como se não tivesse passado nem um dia.
... passar meses sem se ver e, no momento do encontro, dizer o quanto a outra pessoa engordou, sem fingimentos.
... é falar a verdade, mesmo quando precisamos ouvir uma mentira bonita.
... sorrir de uma piada sem graça. Sorrir de desespero. Sorrir de alegria. Sorrir sem motivo. Sorrir para motivar. Sorrir para alegrar. Sorrir para silenciar. Simplesmente sorrir...
... se mostrar, sem medo de julgamento.
... falar besteira sem medo de parecer tolo.
... se meter na vida do outro, mesmo quando não é chamado.
... chegar sem aviso prévio, e mesmo assim, ser bem recebido.
... poder abordar todos os tipos de assunto, desde a economia mundial, até a novela das oito, sem qualquer constrangimento.
... torcer, sofrer e festejar juntos (mesmo que longe, fisicamente).
... estar perto, mesmo estando a quilômetros de distância.
... tomar banho de mar em uma tarde fria.
... tomar chuva por pura lerdeza.
... dar broncas, quando necessário. Proteger, quando necessário. Ser sincero, quando necessário. Estirar a mão, quando necessário. Estar junto, quando necessário. Saber a hora de se afastar, quando necessário.
... lembrar do outro com pequenas coisas (uma música, um poema, um animal, uma hora do dia, um livro, um cantor...).
... saber dividir (não só as coisas materiais, mas, principalmente as imateriais).
... completar aquela música ridícula que nem você sabe como e para quê decorou ("se você gosta de mim, eu acho...")
... rever as fotos, ou cartões, ou mensagens, ou e-mails dos melhores momentos de sua vida e sempre identificá-los por perto.
... ganhar um irmão que não tem os mesmo gens.
... ficar feliz com vitórias alheias. Ficar com raiva de injustiças alheias. Ficar esperançosa com expectativas alheias. Ficar triste com tristezas alheias...

Ninguém pede para ser amigo. Não sabemos o momento exato que uma amizade nasce. Algumas atitudes a fortalecem, outras fazem com que ela morra. Ser amigo não é estar sempre junto fisicamente, afinal, estar do lado, nem sempre significa estar junto... Ser amigo não significa sempre concordar com as mesmas coisas, mas sim, respeitar as opiniões diferentes... Com um verdadeiro amigo as horas passam mais rápido, a pior das viagens se transforma em uma aventura (no mínimo engraçada) e a noite perdida (qualquer que seja o motivo) vira uma festa! Ser amigo nos torna espacial. Ser amigo nos faz único. Ser amigo nos faz mais feliz!

Um comentário:

  1. Ser amigo é ser como FAU, especialmente única.
    Me completa de longe, me segura às mãos e acalenta pelo telefone, por mensagens, por e-mail’s, por existir e fazer parte do que há de melhor na minha vida...
    Ter uma amiga como FAU, que não me deixa desmotivar e se faz presente nos melhores e mais difíceis momentos da minha vida... É não saber por que, mas ter convicção de que sou especial por tê-la como amiga.
    Falar da amiga FAU, é não ter o que falar, é a falta de palavras e as melhores e mais engraçadas lembranças. É ter por obrigação sentir o melhor da vida, reconhecer que nada está perdido, pois sempre existirá uma luz amiga chamada FAU.
    Te amo minha amiga, por essa e todas as outras formas sinceras que me mostra o quanto é bom ser e ter amigos.

    ResponderExcluir