quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quando o dia pede um pouco (ou muito) da poesia de Gonzaguinha


Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...

Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...

E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão...

E a vida?
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...

Você diz que é luxo e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

3 comentários:

  1. Semente do Amanhã (Gonzaguinha)

    Ontem um menino que brincava me falou
    que hoje é semente do amanhã...
    Para não ter medo que este tempo vai passar...
    Não se desespere não, nem pare de sonhar
    Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs...
    Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar!
    Fé na vida,
    Fé no homem,
    Fé no que virá!
    Nós podemos tudo,
    Nós podemos mais!
    Vamos lá fazer o que será!

    ResponderExcluir
  2. Recado (Gonzaguinha)

    Se me der um beijo eu gosto
    Se me der um tapa eu brigo
    Se me der um grito não calo
    Se mandar calar mais eu falo
    Mas, se me der a mão
    Claro, aperto
    Se for franco
    Direto e aberto
    Tô contigo amigo e não abro
    Vamos ver o diabo de perto
    Mas preste bem atenção, seu moço
    Não engulo a fruta e o caroço
    Minha vida é tutano é osso
    Liberdade virou prisão
    Se é amor deu e recebeu
    Se é suor só o meu e o teu
    Verbo eu pra mim já morreu
    Quem mandava em mim nem nasceu
    É viver e aprender
    Vá viver e entender, malandro
    Vai compreender
    Vá tratar de viver
    E se tentar me tolher é igual
    Ao fulano de tal que taí
    Se é pra ir vamos juntos
    Se não é já não tô nem aqui

    ResponderExcluir
  3. E para finalizar, a minha preferida:


    Eu apenas queria que você soubesse (Gonzaguinha)

    Eu apenas queria que você soubesse
    Que aquela alegria ainda está comigo
    E que a minha ternura não ficou na estrada
    Não ficou no tempo presa na poeira
    Eu apenas queria que você soubesse
    Que esta menina hoje é uma mulher
    E que esta mulher é uma menina
    Que colheu seu fruto flor do seu carinho
    Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
    Que hoje eu me gosto muito mais
    Porque me entendo muito mais também
    E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora
    É se respeitar na sua força e fé
    E se olhar bem fundo até o dedão do pé
    Eu apenas queria que você soubesse
    Que essa criança brinca nesta roda
    E não teme o corte de novas feridas
    Pois tem a saúde que aprendeu com a vida

    ResponderExcluir