"As coisas em geral não são tão fáceis de apreender e dizer como normalmente nos querem levar a acreditar; a maioria dos acontecimentos é indizível, realiza-se em um espaço que nunca uma palavra penetrou" (Rilke)
terça-feira, 7 de outubro de 2014
Global Travel Assistance
A internet é um excelente caminho para denunciar serviços, mas, muitas vezes, nos esquecemos de tecer elogios com a mesma intensidade com que atacamos os prestadores destes. Desta forma, quero elogiar a eficiência, agilidade e atenção dos funcionários da empresa de seguro-saúde GTA (Global Travel Assistance). Confesso que quando me vi obrigada a contratar um plano de seguro-saúde, minha primeira reação foi "para que eu vou querer isso? Dificilmente usarei!", mas como era uma exigência tanto do consulado espanhol quanto da CAPES fui obrigada a fazer. Fui até uma agência de viagem e conheci a GTA, o preço era extremamente atrativo e eu resolvi fazer este seguro-saúde por sete meses. No mês passado precisei de atendimento médico (nada grave!) e resolvi entrar em contato com a GTA para ver se seria possível encontrar um médico na cidade em que eu estou. Enviei uma mensagem pela internet (na parte de "fale conosco") solicitando informações sobre como proceder para a marcação de consulta; duas horas depois um atendente entrou em contato comigo por telefone, perguntando o que eu estava sentindo e pedindo meu endereço para que a consulta fosse marcada em uma clínica mais próxima de minha casa (além de minhas opções de dias e horários para a consulta), disse, ainda, que em até 50 minutos a filial espanhola entraria em contato comigo para confirmar a marcação. Em exatos 50 minutos ligaram novamente do Brasil indagando se a filial tinha entrado em contato comigo, como eu respondi que não, eles me deram um novo prazo de quinze minutos para que isso acontecesse. De fato, poucos minutos depois, uma atendente espanhola (de Madri) me ligou perguntando o que eu estava sentindo e me deu duas opções: ou eu poderia ir até a emergência ou poderia esperar até o dia seguinte (era cerca de 21:00 hrs) para uma consulta no primeiro horário em uma clínica associada com a seguradora. Disse que poderia esperar até o dia seguinte, e a consulta foi agendada para o primeiro horário em uma clínica médica daqui de Santiago de Compostela, cidade em que estou morando atualmente. Logo depois do horário agendado para a consulta, entraram novamente em contato comigo, por e-mail perguntando como eu estava me sentindo e como tinha sido a consulta, qual tinha sido o diagnóstico e se eu precisava de mais algum serviço, salientando que em caso de nova necessidade eu poderia ligar para um número que funcionava 24 horas (saliento que meu primeiro contato aconteceu pela internet, e foi bem eficiente!). O seguro-saúde contratado por mim também permite o reembolso das despesas com medicamentos, mas como o valor do remédio foi muito baixo, optei por não pedir, afinal, eu gastaria mais com o envio de documentos por correio do que com o valor do remédio. Este texto não se trata, de nenhuma forma, de propaganda, mas achei interessante compartilhar minha experiência, sobretudo porque tive muita dificuldade de encontrar referências sobre os serviços das operadoras de seguro-saúde para viagens no exterior, principalmente porque a maioria das pessoas que o contratam acabam não precisando usar... E ser prontamente e bem atendida enquanto estamos sozinhas e doentes em um país estrangeiro merece ser dividido e elogiado!
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