quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Até quando?

Mais uma vez, o anúncio do aumento da passagem do transporte coletivo soteropolitano ocorre no período das férias letivas, tudo indica que nossos governantes ainda trazem a amarga lembrança da Revolta do Buzu que parou, durante vários dias, a capital baiana. Mas, parece que dessa vez será diferente, os estudantes estão se mobilizando (mesmo de suas casas, entre uma atividade lúdica e outra) para realizar uma passeata que promete fazer os responsáveis por tal abuso repensar suas decisões. Lógico que isso não ocorrerá devido aos gritos e rostos estudantis pintados, mas sim por causa da repercussão que está acontecendo em Salvador - somente uma comunidade do Orkut já extrapola a marca de 2000 pessoas, isso sem falar de outras tantas que surgem independentes, do facebook, do Twitter, do Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=YFAMl_bi4jM)... Bendita internet, mesmo com todos os transtornos após o incêndio da Oi!!! E de imaginar que eu sou do tempo dos panfletos e dos arrastões pelas escolas (CEFET, Ruy Barbosa, Severino Vieira, Central, Senhor do Bonfim...)!!!
Até quando a população irá sofrer com o descaso e os abusos de uma gestão que deixa, e muito, a desejar? Se cada povo tem o governo que merece, somos muito pior do que meus pensamentos, mais pessimistas, seriam capazes de imaginar... E o pior, é que eu nem votei neles...

3 comentários:

  1. A verdade é que no fundo, o ser humano se merece; "ele" tem tudo que merece.

    Mas se ainda podemos dar um jeito em certas coisas que vão de contra a política da ética, vamos até o fim, porque querendo ou não, ainda somos o futuro deste país. :)

    ResponderExcluir
  2. Antes de comentar, desejo tudo em dobro a você Fabi, desculpa se não respondi ou liguei, mas as questões de logisticas do dinheiro não fez o percurso do credito celulatico... Beijos que Mamãe Oxum, Mamãezona Iemanjá, Papai Oxalá te preservem no axé.

    Sim, com relação à tarifa aumentada na calada das férias (mais uma vez), teimo em levantar questões que já levantei e levanto há tempos: No afã das desculpas dos empresarios de onibus de Salvador (os mesmos que dirigem a secretaria de transportes coletivos urbanos) pondo a justificativa no repasse dos custos, ou seja, aumento de combustivel e salarios dos rodoviarios; Quando, nessa sociedade em que somos coisas ao redor do dinheiro, um empresario vai diminuir suas taxas de lucro para não repassar aumento? A tarifa de dois reais e trinta centavos já era alta o suficiente para nós pagarmos, para nós termos um serviço de qualidade e efetivo "conforto", para pagarem os funcionarios e ainda sim manter seus lucros... Para onde vai mesmo esse aumento, alem de tirar pão e leite da mesa dos trabalhadores (de salario minimo 540) representados por politicos que recebem ajustes salariais de 100%?

    Beijos carinhosos
    e revoltosos...

    ResponderExcluir
  3. O aumento na passagem do ônibus atinge, diretamente, àqueles que têm menor poder aquisitivo (ok, isso é um truísmo!)... há anos são os menos favorecidos que sofrem com as mudanças "inovadoras" no setor do transporte, o que dizer do SalvadorCard?
    Ainda hoje, a mobilização virtual está efervescente, porém tenho medo de que essa onda passe e que tudo acabe em pizza, sobretudo porque as férias estão apenas começando...

    ResponderExcluir