quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O conforto do conhecido

E, de repente, você tem o mundo, tanto o familiar quanto o estranho, em poucos metros quadrados! É, exatamente essa, a impressão quando estamos em uma praça de alimentação de qualquer shopping center.
Essa sensação ao mesmo tempo me agrada e me repulsa! Ah, como é bom saber, exatamente, o que virá no pedido feito em certos estabelecimentos de fast food! Mas, por outro lado, e a novidade? O aventurar-se por caminhos desconhecidos? Afinal, somos onívoros por natureza! Discurso bonito... tenho que me lembrar dele mais vezes...
São tantas as opções que o mundo moderno nos oferece, que acabamos perdidos e tendemos a escolher aquilo que já experimentamos outrora, e que não ofereceu nenhum problema ao organismo (tanto físico quanto social), é a velha estória de uma amiga que passou um mês almoçando durante todos os dias da semana em um mesmo restaurante (de shopping) e pedindo o mesmo prato, todas as vezes; somente porque tinha medo de arriscar outro pedido.
Ontem, lembrando desse episódio (que, juro, não aconteceu comigo, até porque não consigo encarar a mesma combinação por mais de três dias consecutivos), resolvi dar uma de neófita e não ir ao, bom e velho, restaurante "de guerra". Devo lembrar que eu vario os pedidos; somente o restaurante é que é o mesmo... ;)
Mas, como é difícil inovar! Fiz um passeio gastronômico até, finalmente, fazer minha escolha! Comecei especulando os sanduíches, passei pelas culinárias árabe, japonesa, italiana, americana, "caseira" e... acabei optando pela comida chinesa a quilo, tomando refrigerante e dividindo mesa com uma desconhecida!
Vale salientar que, foi a mesma comida chinesa que já comi trezentas vezes e, trezentas e uma, passei mal por causa do exagero nos condimentos. A mesma que, independente do dia da semana, tem a mesma opção de cardápio, disposto nos mesmos locais. O que me levou a "cometer" essa escolha? Ora, a familiaridade! Eu já sabia o que ia encontrar, o que ia comer e a reação que isso ia ter no meu organismo - nada que um remédio para estômago não resolva. Será, realmente, que vivemos em um momento de, intensa, gastro-anomia? Acredito que sim, pelo menos além dos muros de casa, quando a variedade de produtos e serviços, cerceiam a nossa escolha, e quando a neofobia impera, ou pelo impede de arriscar o totalmente novo, salvo quando este é acompanhado de devida apresentação por algum dos nossos pares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário