quinta-feira, 17 de março de 2011

Ruídos

Quem me conhece sabe eu gosto de falar! Quando eu me sinto à vontade, falo, falo, falo, falo... Mas, todos os problemas que eu tive até aqui surgiram justamente pela falta de comunicação, ou melhor por causa dos ruídos na comunicação. Lembro-me das brigas homéricas que tivemos na época do Diretório Acadêmico porque não conseguíamos exteriorizar tudo o que pensávamos; mas isso, tanto nesse quanto em outros casos, se dava porque antes de sermos estudantes insatisfeitos com a situação da faculdade e do curso, éramos amigos. E por sermos amigos, tantas vezes imaginamos que o outro nos conhecia muito bem e que podíamos abusar das mensagens curtas, diretas e sem tantos rodeios. Mero engano!
É muito engraçado que quando não conhecemos uma pessoa, geralmente, nos preocupamos em sermos educados, atenciosos e delicados. A partir do momento que nos afeiçoamos, as palavras parecem que perdem valor e acabam sendo negligenciadas. E, sem querer, deixamos de dizer o que pensamos, o que queremos, o que nos deixa infelizes, o quanto gostamos, admiramos e amamos. E, algumas vezes, a relação se rompe, sem nem deixar chance para a explicação, para o pedido de desculpas, para o perdão.
E, depois de tanto dar murro em ponta de faca, parece que ainda não aprendi, continuo sem saber o que fazer com as palavras, uso-as de forma leviana, infantil e irresponsável. Parece que falar por si só não basta, antes de falar é necessário saber o quê e como falar, para evitar ruídos, brigas e mágoas. Mas, é valido lembrar que o silêncio nem sempre é uma saída, muitas vezes ele dói mais do que o barulho.
É, parece que as palavras de ordem são equilíbrio e "outridade", por mais difícil que seja praticá-las...

Um comentário:

  1. Porque é tão mais fácil escrever? pelo menos no meu caso,quando brigo com alguém, só saem "bostas" da minha boca.Mas,se acontecer no msn,por exemplo,me saio melhor com as palavras..Eu,heim?!! Beijos.

    ResponderExcluir